Se preparando para a Black Friday

A Black Friday acontece sempre na sexta-feira na 4ª quinta-feira de novembro. E esse ano será dia 27 de novembro.

MAS COMO FUNCIONA A BLACK FRIDAY afinal?

As empresas dos mais variados tamanhos e tipos, se unem em um mesmo dia para anunciar descontos, que podem chegar a 90%, oferecer melhores formas de pagamento e até brindes para seus clientes.

COMO PREPARAR SEU NEGÓCIO esse momento

Muitos empreendedores podem achar que basta chegar no dia da Black Friday Brasil e colocar uma etiqueta de desconto no produto e as vendas serão garantidas. Mas a concorrência é grande neste período, principalmente no online.

Como competir nesse mar de lojas?

1. TENHA UM PLANEJAMENTO

Embora a Black Friday Brasil caia no final do mês de novembro, normalmente um período que o consumidor está sem dinheiro, é necessário lembrar que muitos esperam essa data para adquirir produtos, por isso economizam.

Por essa razão, é importante que você, empreendedor, planeje sua participação na Black Friday Brasil com antecedência e não deixe tudo para última hora evitando assim qualquer surpresa.

2. QUANTIFIQUE O SEU ESTOQUE

É muito importante ter seu estoque organizado e que você saiba exatamente quantos produtos poderá dispor na Black Friday. Vender algo e não entregar, seja pelo motivo que for, é a maior reclamação dos consumidores.

Outra dica de estoque é: invista em produtos com uma boa margem de lucro e que normalmente já agradam seu cliente, afinal o objetivo da Black Friday é ofertar um grande desconto e assim chamar a atenção. Dificilmente os consumidores compram se o desconto for de apenas 10% nessa data.

3. INVISTA NA DIVULGAÇÃO

Escolha seus canais e comece a divulgação da Black Friday com antecedência, afinal quanto mais pessoas você atrair para o seu ecommerce, maiores são a chances de vender mais.

Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, comece a criar um engajamento com seus seguidores e clientes em potencial. Por exemplo: faça enquetes de quais itens as pessoas gostariam de ver com preço baixo, ou fazer competições de qual produto merece mais desconto.

Aproveite as redes sociais para analisar o que seus concorrentes estão fazendo, qual o prazo de entrega prometido, valores e formas de frete mas, em especial, avalie os preços de seus produtos.

4. TENHA UM PREÇO ATRATIVO

Como dissemos antes, o propósito da Black Friday Brasil é apresentar ofertas com grandes descontos, mas nem por isso é para colocar qualquer preço no seu produto.

Além do valor pago ao seu fornecedor, leve sempre em consideração os custos operacionais (água, luz, pagamento de funcionários etc.) e a margem de lucro que você quer ter na Black Friday.

E, se possível, dê um desconto para quem pagar à vista na Black Friday Brasil. Dessa forma você não precisa esperar para receber seu dinheiro da operadora da sua máquina de cartão.

5. FAÇA PROMOÇÕES VERDADEIRAS

Nada de produto ou serviço pela “metade do dobro”! Além de multa, possíveis processos e muita dor de cabeça, fazer promoções falsas na Black Friday pode pegar muito mal para o seu negócio. Principalmente por conta do aumento do uso das redes sociais para reclamar de uma empresa.

Sem falar nos sites que recebem reclamações de consumidores, como Procon e Reclame Aqui, que se preparam nessa época para atender inúmeras denúncias recebidas de “Black Fraude”.

6. DEIXE TODAS AS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS PARA O CLIENTE

Se você tem uma loja online (em site ou rede social), é importante fornecer o maior número de informações possíveis do seu produto ou serviço, principalmente na Black Friday

Isso transmite segurança para o seu cliente, também evita que você fique respondendo várias vezes as mesmas perguntas, além de minimizar possíveis reclamações de consumidores antes, durante e após a compra.

Outro ponto muito importante para quem vende online na Black Friday: deixe muito claro o seu prazo de entrega. Se possível, adicione alguns dias a mais. Isso evita possíveis frustrações de seus clientes, pois a entrega é um dos fatores determinantes para um cliente fechar sua compra.

Leve sempre em consideração que os Correios e transportadoras recebem um volume muito maior de pacotes na Black Friday, o que pode atrasar as entregas. E se atrasar, comunique seu cliente.

7. CRIE COMBOS E UPSELLS

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou um produto ou serviço só porque tinha uma placa “leva 2, pague 1”! Os consumidores adoram esse tipo de promoção, mesmo que nem precisem daquilo. Então, além de ser uma forma de se livrar daquele estoque parado, é uma ótima maneira de atrair clientes e fazer mais vendas.

Outra estratégia de venda que você pode aplicar na Black Friday é o upsell, que nada mais é do que oferecer um ou mais produtos ou serviços para serem adquiridos no momento da compra.

8. PREPARE SEU ATENDIMENTO AO CLIENTE

Como uma das épocas mais movimentadas do comércio, a Black Friday  exigirá e muito do seu atendimento, especialmente se o seu negócio tem site e presença nas redes sociais.

Vale lembrar aqui que muitas das compras dessa data são feitas por impulso, atraídos pelos descontos e vantagens ofertadas. Se o cliente tiver alguma dúvida e não conseguir saná-la rapidamente, pode ser uma venda perdida. Ou pior: pode gerar reclamações.

Por isso é super importante ter uma pessoa ou equipe de atendimento preparada para atender o cliente, não só para tirar dúvidas antes da compra, mas também estar preparada para feedbacks e suporte pós-venda.

Os perfis comerciais do Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo, possuem recursos de respostas rápidas, onde você pode cadastrar as respostas previamente e responder seu cliente com mais rapidez ainda.


Agora que você já aprendeu nossas dicas, é hora de colocar em prática no seu negócio.

Se você gostou dessa matéria encaminha para aquele seu amigo empresário, vai.

Um beijo, fica com Deus e ate a próxima.

Simone

Simone

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