Já fez seu plano de marketing para 2019?

A estratégia de marketing explica o que você deseja alcançar, quais seus objetivos e metas. É através da definição da estratégia que você entende onde seu negócio se encontra hoje e onde você pretende chegar.

O plano de marketing vem somente depois da estratégia. Por isso é importante conhecer a diferença de conceitos, pois sem a estratégia não existe razão para você gastar seu tempo produzindo um plano de marketing.

Não faz sentido criar o COMO sem um PORQUÊ.

O plano de marketing deve dizer como você irá alcançar os objetivos e metas da estratégia de marketing. Ou seja, quais ações de marketing deve investir.

A ordem ideal seria essa:

Objetivo: aumentar o número de vendas do seu negócio

Estratégia de marketing: focar em novos segmentos de mercado

Plano de marketing: desenvolver campanhas de comunicação voltadas para esse novo público

Ação de marketing: criar uma lista de transmissão no Whatsapp

As vantagens de fazer o seu plano de marketing

O plano de marketing funciona como um ponto de referência, como eu disse logo na introdução do artigo, mostra qual direção seguir, tirando o peso de uma nova decisão e evitando que você acabe seguindo por caminhos completamente diferentes daqueles que pensou inicialmente.

O que não significa que você não possa mudar de ideia, mas se você possui um time, o plano de marketing será um guia valioso para orientar as ações das pessoas.

Talvez a principal vantagem para quem já não trabalha mais sozinho(a), é que o plano de marketing funciona também como uma inspiração, como uma maneira de manter todos comprometidos com os mesmos ideais.

Sem falar que direcionamento claro é algo que todo líder precisa ter com sua equipe, para que todos saibam como o futuro pode ser e qual sua contribuição nesse cenário.

Planos podem mudar, ainda mais se forem pensados a longo prazo.

No entanto, o fato de existir a possibilidade de mudança no meio do caminho não invalida a criação de um plano de marketing, já que é muito melhor ter um direcionamento que precise de ajustes ao longo da jornada do que não ter direcionamento algum.

É melhor chutar uma bola para o gol e errar do que simplesmente não ter gol algum para mostrar a direção que você deve chutar. No mínimo, seu erro será menor e pequenos ajustes poderão resolver os problemas que aparecerem.

Se relatórios financeiros e métricas são sempre documentados e analisados, porque com as definições de marketing isso deveria ser diferente?

Mesmo que você trabalhe por conta própria, caso decida contratar alguém, já terá uma diretriz pronta para orientar sua equipe. As pessoas chegam e vão embora o tempo todo. Imagine ter que explicar tudo novamente toda vez que uma mudança acontece?

Você precisa tirar um tempo para realmente pensar nos aspectos mais importantes do seu negócio, se há espaço para inovar, para crescer e seus resultados estão saindo conforme o esperado.

E durante a elaboração de um plano de marketing pode ser o melhor momento para fazer isso.

Simone

Simone

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