Produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são materiais produzidos em formato digital e distribuídos no meio online, como e-books, vídeos, músicas, apps e sites de membros.
Grande parte deles são educacionais e podemos dizer que, atualmente, os mais procurados são os cursos online.
Eles tornaram-se populares no mundo do empreendedorismo porque têm grande alcance e, com isso, possibilitam a escalabilidade de lucros.
Para o usuário, o consumo de conteúdo digital também é muito vantajoso, já que o conhecimento torna-se mais alcançável e prático de se adquirir (além de mais acessível economicamente!).
Como divulgar seus produtos digitais?
Existem diversos canais para você divulgar seus produtos, mas lembre-se de que você deve estar onde está seu público.
Abaixo, listamos as principais estratégias usadas pela maioria dos empreendedores digitais:
Ofereça conteúdo de valor para sua audiência
Antes de pensar em divulgar seu produto na internet, você deve pensar em se tornar uma referência em seu nicho de mercado. E, para isso, uma ótima estratégia é oferecer conteúdos de valor para sua audiência, que ajudem a solucionar seus problemas.
Quando você entrega um conteúdo gratuito que é realmente útil, o público começa a te ver como uma autoridade naquele tema e passa a confiar em você. Afinal, se o que você disponibiliza de graça já é incrível, imagina quão sensacional é o produto que você vende?
Para colocar essa técnica em prática, você pode usar diferentes canais, como um blog, o Youtube e até mesmo as redes sociais.
O mais importante é que você ofereça o conteúdo que sua persona precisa de verdade (e não o que você acha “legal”). Para isso, faça pesquisas em ferramentas de palavra-chave e em sites como o answerthepublic.com.
Utilize o e-mail marketing
O e-mail é uma ferramenta poderosíssima e você pode considerá-lo seu grande aliado a partir de agora.
Se uma pessoa te concede o e-mail, significa que você tem permissão para conversar diretamente com ela.
Existem muitas ferramentas de e-mail marketing com as quais você consegue enviar e-mails personalizados e analisar as métricas com o disparo de mensagens.
O MailChimp, por exemplo, é uma delas, e você pode utilizá-lo gratuitamente para começar seu negócio.
No entanto, é preciso ter muito cuidado com esta estratégia. Afinal de contas, o e-mail só funciona bem se o destinatário estiver realmente interessado em receber suas mensagens.
Para captar os contatos de possíveis compradores, você pode fazer uso da técnica que mencionamos no tópico anterior, oferecendo materiais como ebooks gratuitos e minicursos em troca do e-mail do leitor, explicando que você usará essa informação para entrar em contato por e-mail.
Interaja nas Redes Sociais
A grande vantagem das redes sociais é que você consegue engajar e falar em uma linguagem próxima a de seu leitor.
Mas atenção: cada rede social tem sua peculiaridade! Criar uma conta em cada rede nova que surge pode te fazer perder o foco.
Você pode utilizar a ferramentas como Buzzsumo para entender como é a performance do seu assunto nas diversas redes sociais.
Além disso, não se esqueça de fazer uma boa gestão de redes sociais para conseguir monitorar todos seus canais de comunicação com sua audiência.
Vale lembrar que, apesar deste ser um dos melhores canais para divulgar produtos digitais, você não deve abusar das postagens focadas em venda. Ou seja, mais do que ficar falando do seu produto, ofereça conteúdo de valor para sua audiência.
Faça anúncios
Sem sombra de dúvidas, fazer anúncios é uma das melhores formas de conseguir vender produtos digitais na internet.
Se você quer realizar sua primeira venda, ou até mesmo fazer o lançamento de um novo produto, este definitivamente é o caminho mais curto (porém, você precisará investir um pouco de dinheiro).
Existem diferentes tipos de anúncios que você pode fazer na internet, como:
- Rede de pesquisa do Google.
- Rede de display do Google.
- Stories patrocinado no Instagram.
- Anúncios no Facebook.
- Remarketing.
- Native ads.
- E muitos outros!
Aproveite os Programas de Afiliados
Ao associar-se a um programa de Afiliados, você encontra pessoas que têm interesse em divulgar produtos de outras pessoas.
A cada venda, eles recebem uma comissão e tanto Produtor quanto Afiliado saem ganhando. A grande vantagem é que seu produto ganha mais visibilidade a as chances de vender aumentam!
Esta é uma das estratégias mais eficientes para vender produtos digitais, principalmente porque, se você não é um especialista em vendas, você pode contar com alguém que seja!
Depois que você começar a realizar as vendas de seus produtos digitais, é necessário ficar atento ao seu ciclo de vida. Isso permitirá que você realize mudanças, quando for preciso, para evitar a desatualização do seu conteúdo.
Dica de ouro: mantenha-se atualizado!
Aqui, a dica vai para quem realmente vê o potencial do mercado digital.
Se seu objetivo é se tornar um grande Produtor digital e, talvez, uma referência para seu mercado, é hora de produzir materiais épicos e ricos, que realmente agregam valor para seu público, para atrair mais clientes.
O que isso significa?
Sempre atualizar-se sobre as novidades do mercado, entrevistar seu público e descobrir novas necessidades para suprir.
Pesquise conteúdo de grandes referências, atualize suas estratégias e conte conosco para obter várias dicas sobre o mercado digital.
E aí, preparado para criar seu produto digital?
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