Quando se trata de comunicação online, entender esse conceito é essencial para ajudar seu público a ingerir o conteúdo adequado.
Mas quando aplicar a curadoria?
Uma das coisas mais mágicas sobre a Internet é que é um mundo contínuo de descobertas – começamos clicando em algum link confiável e quando vemos estamos num buraco negro de informações novas. O que torna este contágio possível é um ecossistema complexo de links – uma corrente através da atribuição que nos permite descobrir coisas novas por aqueles que já conhecemos e confiamos.
Nos modelos das redes sociais, a curadoria de conteúdo funciona uma vez que as pessoas prestam atenção em alguém que organize as informações para elas. Um dos pontos que reforça esse fato, são as poucas ferramentas ou tecnologias que tem sido adotadas de uma forma generalizada para gerenciar o enorme fluxo de informação disponível a cada dia.
A curadoria e o marketing de conteúdo
A curadoria visa criar visibilidade e credibilidade quando o assunto é a combinação de conteúdo original e participação no mercado. No marketing de conteúdo a curadoria atua de forma constante coletando informações, auxiliando marcas manterem autoridade nos assuntos que atuam de forma a adicionar conteúdo, impulsionando o networking nas esferas de influência da sua indústria, coletando dados e compartilhando conteúdo influente, atraindo links – tanto de redes sociais quanto de buscadores e outros sites – e mantendo a base engajada.
Criação de conteúdo original demanda muito trabalho. Mesmo com todos recursos e ferramentas de automoção disponíveis, faz todo sentido praticar a curadoria de conteúdo. O mix de conteúdo fresco com filtragem e manutenção de outras vias de comunicação, gera o fluxo constante de conteúdo de qualidade que os consumidores – estes definidos por uma análise específica – desejam absorver. Vale pensar a respeito da utilidade do conteúdo criado e promovido.
Curadoria é agora uma necessidade! Cabe a nós aproveitar o excesso de informação bruta e lapidar, gerando conteúdo relevante para compartilhar na rede.
Via Idéia de Marketing, por MARCELLA GIELFI