Melhor estratégia de marketing digital para sair do zero

Em uma época em que o brasileiro médio passa cerca de 3 horas por dia interagindo com o seu smartphone, se você não está na internet você não existe.

Pouco importa se seu negócio é pequeno, médio ou gigante. Se você pretende iniciar uma estratégia de marketing digital, o primeiro passo é ter uma presença digital sólida.O que isso tem a ver com marketing digital? Tudo!A partir do momento em que você executa ações estratégicas na internet com o intuito de interagir com o seu público-alvo – mesmo que tenha pouco ou quase NENHUM conhecimento tático – você está fazendo marketing digital.Embora a arte de fazer marketing digital envolva centenas de técnicas complexas – e essa parte, sugiro que deixe nas mãos de um bom especialista – boa parte dos passos iniciais podem ser conduzidos por você mesmo através de ferramentas gratuitas e muito fáceis de utilizar.

Quer saber como iniciar sua estratégia e marketing digital?

Listamos alguns passos simples para quem deseja se aventurar área mas não sabe por onde começar:

  1. Antes de iniciar uma estratégia de Marketing digital, defina seus objetivos

O primeiro passo é definir com clareza quais objetivos estratégicos seu negócio deverá atingir através do marketing digital.
Para isso, recomendo que abra um pouco o leque de opções.Quanto mais claros os objetivos, mais fácil entender o que funciona melhor para o seu negócio e, futuramente, mais fácil será mensurar a efetividade das ações que você promoveu.

Portanto, ao invés de pensar unicamente em alavancar vendas, pense em objetivos específicos, como:

  • Tornar minha marca mais conhecida na minha área de atuação (brand awareness);
  • Garantir a satisfação dos clientes que já tenho (brand loyalty);
  • Atrair público qualificado para o meu negócio;
    *Aumentar o volume de vendas e conversão.

Esses são alguns objetivos que podem servir como ponto de partida para iniciar uma estratégia de marketing digital. Quais são os seus?

2. Cadastre-se no Google My Business

Esse é um aspecto muito importante, principalmente se você for proprietário de um negócio local.

Google My Business é uma ferramenta totalmente gratuita e sua principal função é fazer com que o seu negócio seja facilmente encontrado por aqueles que buscam a sua solução.Não perca a oportunidade de ser facilmente encontrado.
Mantenha seus dados sempre atualizados nos canais proprietários (endereço, telefone, horários, descrição, etc) e deixe que plataforma faça o seu trabalho

3. Seja estratégico nas redes sociais

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas precisa saber qual delas é mais relevante para o público-alvo do negócio.

Uma pesquisa rápida nos canais proprietários de seus concorrentes pode te dar uma boa noção de quem realmente interage com o seu produto e quais as melhores formas de engajá-lo com social media.

É importante fixar objetivos realistas – não espere obter 10 mil likes ou seguidores em 1 mês apenas com conteúdo. Ao mesmo tempo, lembre-se que quanto mais conteúdo voltado para engajar seu público, mais rápidos serão os resultados gerados.

Partindo desse princípio, crie conteúdo relevante: dicas, listas, cupons de desconto, promoções são ótimos exemplos. Encoraje seus seguidores a interagirem com a sua marca e atraia nossos interessados.

4. Crie um website
Se o seu negócio ainda não tem um website, considere criar uma página.Para isso, peça ajuda de quem realmente entende. Criar página sem estratégia definida pode acabar gerando retrabalho caso mais tarde venha a contratar um especialista para orientá-lo.

5. Pense em criar um blog
Há 20 anos eram as marcas que determinavam a necessidade de uma compra.Hoje, na era do comércio inteiramente focado no consumidor, empurrar um solução sem antes convencê-lo de que deve optar pela sua marca é um dos maiores erros que você pode cometer.Enquanto social media funciona como um espaço para dar voz à sua marca e mostrar sua consistência, um blog corporativo é ferramenta ideal para construir relacionamento com os seus clientes.

6. Foque em produzir conteúdo relevante, que resolva problemas relacionados ao seu produto e, consequentemente, adicione credibilidade à sua marca.

Ofereça conteúdo de qualidade
Por fim, seja em seu site, redes sociais ou blog, oferecer conteúdo de qualidade é pré-requisito para obter sucesso com marketing digital.

Em tempos de saturação de informação, o conteúdo acaba sendo o coração de qualquer campanha de marketing. Não subestime o poder do conteúdo e – ainda mais importante – não desrespeite a criticidade de sua audiência.

Ter uma rede social apenas por obrigação não o fará atingir objetivo, mas criar uma estratégia por trás disso pode, definitivamente, impactar positivamente no seu negócio.

De fato, o caminho até a maturidade digital de uma empresa não é nada simples de se percorrer, principalmente quando nos encontramos no início de nossa jornada de conhecimento em marketing digital.

Então é isso pessoal, se você gostou desse conteúdo, compartilhe com alguém e marque ele aqui nos comentário.

Um beijo, fica com Deus e até a próxima.

Simone

Simone

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