Além de interagir com a família e os amigos, as pessoas estão usando as redes sociais também para entrar em contato com empresas e se relacionar com suas marcas. Inicialmente apenas as grandes empresas notaram a importância da participação e atuação nesse meio, mas cada vez mais também empresas de pequeno e médio porte também seguiram esses passos.
Veja abaixo os quatro dicas dos maiores erros de empresas e marcas em 2014:
1. Criar diversas páginas para a mesma marca: este erro acontece bastante com franquias. Como muitos franqueados cuidam do seu próprio marketing, muitas vezes o franqueador não consegue alinhar uma presença única para a marca em redes sociais. O resultado é a multiplicação de perfis de uma mesma marca em redes como o Twitter e Facebook, criando confusão para o cliente.
2. Confundir página e perfil no Facebook: Muitas marcas ao tentarem criar uma página acabam criando um perfil. O erro gera uma situação engraçada no Facebook: consumidor e marca se tornando amigos.
3. Achar que o Twitter perdeu relevância: Recentemente o Instagram divulgou um número maior de usuários do que o Twitter no mundo. Em 2014 muitas empresas deixaram de apostar em ações no Twitter por acharem que a rede perdeu relevância. Erraram feio. A rede nunca gerou tanto buzz como em 2014, quando a Copa do Mundo e outros eventos que aproveitaram o real-time do Twitter, engajaram milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Em 2015 novas parcerias com canais de TV e conteúdo prometem impulsionar ainda mais o alcance do Twitter.
4. Deixar de considerar em ações de marketing novas redes: o Snapchat, junto ao Instagram, foi uma das redes sociais que mais cresceram em utilização no Brasil em 2013. Em tempo gasto, o app do Snapchat foi mais utilizado do que o Twitter pelos jovens americanos de 18-24 anos, segundo a ComScore.
Fonte: Buzzmonitor