Quem deseja criar conteúdo para Instagram deve garantir que o público esteja sempre aprendendo algo, sendo educado e preparado para tornar-se cliente.
Além disso, deve-se pensar em formas de assegurar que os clientes fiquem satisfeitos e se tornem fiéis. Para tanto, é essencial ter uma boa estratégia de produção de conteúdo para redes sociais.
Para ajudar, separamos 10 dicas que vão auxiliar na hora de produzir conteúdo para Instagram. Confira!
1. Crie e divulgue promoções
Uma das dicas que mais geram resultados em curto prazo é criar e divulgar promoções. Pode ser um sorteio, um brinde, desconto especial para um novo cliente que vier pelo Instagram ou por indicação vinda dessa rede social.
2. Mostre os bastidores
O público adora saber mais sobre os bastidores da empresa. Isso ajuda a aumentar a fidelidade deles, já que conseguem ver melhor como o produto ou serviço que compram é criado e produzido.
Também pode ajudar as pessoas que estão na fase de consideração a eliminar objeções e optar pelas soluções da empresa.
3. Use enquetes
Para produzir conteúdos cada vez mais acertados, ou seja, mais próximos ao que o público deseja e pensa, é importante investir na criação de enquetes
Outra vantagem do uso de enquetes é que as pessoas adoram interagir e falar mais sobre si mesmas. Elas ajudam a quebrar barreiras e, assim, os seguidores se sentem mais à vontade com a empresa e podem se tornar novos clientes, quando perceberem o desejo de ouvi-los e de considerar sua opinião.
4. Compartilhe depoimentos
Depoimentos são excelentes formas de tirar objeções e fazer os seguidores entenderem mais sobre o negócio, já que descobrem uma nova forma de enxergar a sua marca.
5. Faça lives
As lives geram mais engajamento e aproximam a empresa do público. Com elas, é possível educar os prospects, passar informações relevantes para o público, eliminar objeções, gerar conversões e aumentar o número de seguidores.
6. Crie um calendário editorial
Uma das melhores dicas para criar conteúdo para Instagram é criar um calendário editorial. O Instagram prioriza a consistência, portanto, é preciso criar um processo para postar tantas vezes e ter melhor alcance.
O calendário editorial permite que você produza conteúdos de maneira mais estratégica, levando em consideração os diferentes estágios da jornada do cliente e as personas da empresa.
7. Compartilhe tutoriais
Os tutorias e guias são uma maneira de produzir conteúdos relevantes e que ajudem a persona em variados estágios do funil. Também servem para tirar dúvidas e aumentam a percepção de autoridade da empresa.
8. Fale atualidades sobre o seu nicho
Aconteceu algo novo no seu segmento de mercado, como a atualização de alguma tecnologia ou o lançamento de algo importante?
Faça uma série de posts ou lives explicando as novidades ao público. É uma maneira de conquistar novos seguidores, melhorar o engajamento e o alcance de posts e aumentar a autoridade da marca.
9. Divulgue dados sobre o negócio
Pesquise sobre dados importantes para o seu negócio e divulgue para o seu público. Essa é uma excelente dica para produzir conteúdo para Instagram.
Como nem todas as pesquisas são tão simples de encontrar, o público vai começar a procurar o perfil para ver dados importantes e, consequentemente, enxergá-lo como referência.
10. Mostre sua rotina
A humanização de marca é uma das tendências de marketing mais fortes nos últimos anos. Basta ver o surgimento da Lu, do Magazine Luiza, e da Nat, da Natura.
O público gosta de saber mais sobre quem está por trás da marca, como ela vive e como é o seu dia a dia.