Criando um sorteio no instagram

Se você está pensando em fazer sorteio para os seus seguidores, é importante saber que há alguns passos que você precisará seguir para ter sucesso com essa ação:

1. DEFINA O SEU OBJETIVO

O primeiro passo é identificar e ter muito claro o que você espera conseguir com o sorteio no Instagram.

Alguns objetivos comuns são:

Aumentar número de seguidores;
Gerar engajamento;
Divulgar um produto ou serviço;
Capturar leads.

É importante ressaltar que um objetivo não exclui os outros. Você pode, em uma mesma ação, conseguir mais de um tipo de resultado positivo.

2. DEFINA O PRÊMIO

Esse é, provavelmente, o ponto em que as marcas mais erram ao promover sorteios no Instagram.

Isso acontece pois, ao ter a ideia de sortear algo, geralmente pensamos no que as pessoas estão interessadas em ganhar e em coisas que podem atrair um grande público.

O ponto é que, se você tem uma confeitaria e faz o sorteio de um iPhone, por exemplo, irá atrair pessoas interessadas no celular e não nos seus doces.

Se você espera que o seu sorteio gere frutos futuros, não apenas curtidas, o ideal é sortear um produto seu ou algo que esteja diretamente relacionado ao seu negócio.

3. DEFINA AS REGRAS

Aqui, é importante recuperar os objetivos que você definiu lá no início. Por exemplo, se você quer mais seguidores, uma das regras deve ser que os participantes sigam seu perfil.

Veja alguns exemplos de regras que você pode aderir:

  • Seguir seu perfil: essa é uma das regras mais básicas e, até mesmo, indispensável. Pedir para que o usuário te siga deve ser, sem dúvidas, a primeira regra em um sorteio Instagram. Você também pode pedir para que sigam sua página no Facebook, por exemplo;
  • Curtir a publicação: se um dos seus objetivos é conseguir engajamento, nada mais justo do que pedir que os participantes curtam a publicação do sorteio;
  • Marcar um amigo nos comentários: essa é uma regra excelente para te ajudar a disseminar ainda mais o seu sorteio. Uma dica é acrescentar ao regulamento que marcações de perfis fake ou de famosos serão desclassificadas;
  • Responder a uma pergunta: essa é uma regra que ajuda e muito no engajamento do seu post. Além disso, dependendo da pergunta que você fizer, pode ser uma ótima fonte de provas sociais para o seu negócio;
  • Deixar um e-mail ou contato: essa é uma das regras que consideramos mais importantes. A ideia é que o participante deixe para você um e-mail ou telefone para contato, de preferência celular. Você vai entender nos próximos passos o motivo de darmos tanta importância a esse requisito.

Descreva cada uma das regras e deixe claro o que pode acontecer se a pessoa sorteada não estiver seguindo alguma delas.

Também é importante deixar claro quantas pessoas serão premiadas e como se dará a entrega do prêmio.

Explique também como será o contato com o ganhador. De preferência, já informe qual perfil, telefone ou e-mail você usará para contatá-lo.

4. SIGA AS REGRAS

Os participantes do seu sorteio Instagram não são os únicos que deverão seguir regras. Você também deve.

Do Instagram

O próprio Instagram tem um guia com diretrizes que você deve seguir para criar um sorteio.

De modo geral, é exigido que você exima o Instagram de qualquer responsabilidade relacionada à sua promoção.

Para isso, ao criar o regulamento do seu sorteio, uma opção é inserir um trecho afirmando que o Instagram não tem qualquer ligação com ele. Veja um modelo de regras na matéria no nosso blog.

Do governo federal

Muitas pessoas pulam essa parte, mas não poderíamos esquecê-la.

Para evitar problemas como multas e até mesmo perda da sua conta do Instagram, caso algum concorrente te denuncie, você precisa pedir autorização do Governo Federal para realizar o seu sorteio.

Para isso, é necessário solicitar uma autorização ao Ministério da Economia. Isso pode ser feito por meio do site da Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas.

Será preciso pagar uma taxa, que varia de acordo com o valor do prêmio, e prestar contas ao final da ação.

Simone

Simone

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