Existem várias técnicas e ferramentas às quais um empreendedor pode e deve recorrer para aperfeiçoar seu negócio e o mapa mental é uma delas.
Mapa mental é um tipo de diagrama idealizado pelo psicólogo e matemático britânico Tony Buzan.
O mapa utiliza-se de conexões visuais de uma forma lógica, onde as informações são organizadas hierarquicamente, para representar ideias, tarefas, planejamentos, estratégias, etc. A partir de um tema central, estas informações relacionam-se de forma harmônica, e o sistema possibilita focar no cumprimento de cada etapa necessária para a realização de um objetivo, respeitando a ordem em que estão posicionados.
Considero o mapa mental uma ferramenta extremamente útil para auxiliar o empreendedor na gestão de seu negócio, pois a representação gráfica facilita a definição de prioridades, mostrando o que deve ser feito de uma forma clara e objetiva.
Podemos considerá-lo até uma ferramenta simples, porém poderosa e bastante eficaz. Além das palavras, são usados elementos visuais como desenhos, linhas, figuras geométricas, cores e outros que auxiliam na memorização e captação de ideias ou informações.
O empreendedor pode utilizar o mapa mental já a partir do processo de criação do negócio e depois como ferramenta auxiliar na gestão da empresa. Pode ainda elaborar estes mapas para resolver situações em diversas áreas como por exemplo: logística, ações de marketing, gerenciamento de projetos, brainstormings, organização de tarefas diárias tanto da empresa como da sua rotina pessoal e outros.
E como fazer um mapa mental?
O interessante é que você pode servir-se de várias técnicas disponíveis para criar seu mapa mental:
– A mão livre: é feito em papel avulso ou em uma agenda usando canetas esferográficas, hidrográficas e lápis de cor, empregando elementos gráficos diversos que te auxiliem na organização e destaque do conteúdo do mapa. A desvantagem deste tipo de mapa é que qualquer mudança necessária, você terá que “passá-lo a limpo”.
– Usando um quadro de avisos: é possível criar um mapa mental baseado no modelo de um quadro de avisos com ímãs, cartões coloridos, imagens e elementos gráficos criativos, onde estarão escritas e organizadas as tarefas a serem realizadas e objetivos a serem alcançados.
– Mapa em versão digital: existem vários aplicativos gratuitos e pagos para smartphones e tablets, muito eficientes e fáceis de usar para criar um mapa mental, como por exemplo, MindMesiter, ExamTime, Coggle, MindNode, etc.
Eu particularmente uso bastante a versão digital, pois é muito prática. Posso acessar meus mapas e consultá-los em qualquer lugar. Outra vantagem é a possibilidade de incluir ou excluir informações a qualquer momento sem comprometer a estrutura já construída. Existem também versões digitais gratuitas para computadores e são tão eficazes quanto os aplicativos.
Créditos: http://empreendercriativo.com.br