Agora você já se convenceu de que precisa criar uma persona para seu negócio, não é? Mas… como fazer isso na prática?
Para criar personas, você é necessário que você responda uma série de perguntas sobre seus usuários. Caso você ainda não tenha clientes, vale fazer isso com seus seguidores nas redes sociais ou visitantes do site/ blog.
Você também pode fazer pesquisas de mercado, criar formulários e até pesquisas online para ajudar você a segmentar e entender melhor seu nicho de mercado.
Após essa breve pesquisa, pegue papel e caneta. É só o que você precisa para se colocar no lugar do seu cliente.
Perguntas para responder antes de criar sua persona (ou avatar):
- Quem são seus compradores e por que eles usam o seu produto ou serviço?
- Que comportamentos, suposições e expectativas eles têm diante do seu produto ou serviço?
Perguntas a serem feitas durante o desenvolvimento:
Ao criar a persona, você precisa de informações que descrevam as características do seu cliente em potencial.
Para isso, você pode usar as seguintes perguntas para ajudá-lo a construir uma imagem do seu comprador:
Usando as informações coletadas para criar sua persona
Após finalizar seu quadro, você tem um panorama de informações para completar a ficha de persona. Com ela, será possível inserir as informações sobre o típico comprador e entender melhor o mercado no qual você atuará.
A ficha de persona deve conter as seguintes informações:
- Nome (fictício)
- Alguma imagem que ilustre quem é sua persona
- Idade
- Trabalho
- Média salarial
- Dados sobre a família
- Nível de estudo
- Desejos da pessoa
- Medos que ela enfrenta