Agora você já se convenceu de que precisa criar uma persona para seu negócio, não é? Mas… como fazer isso na prática?
Para criar personas, você é necessário que você responda uma série de perguntas sobre seus usuários. Caso você ainda não tenha clientes, vale fazer isso com seus seguidores nas redes sociais ou visitantes do site/ blog.
Você também pode fazer pesquisas de mercado, criar formulários e até pesquisas online para ajudar você a segmentar e entender melhor seu nicho de mercado.
Após essa breve pesquisa, pegue papel e caneta. É só o que você precisa para se colocar no lugar do seu cliente.
Perguntas para responder antes de criar sua persona (ou avatar):
- Quem são seus compradores e por que eles usam o seu produto ou serviço?
- Que comportamentos, suposições e expectativas eles têm diante do seu produto ou serviço?
Perguntas a serem feitas durante o desenvolvimento:
Ao criar a persona, você precisa de informações que descrevam as características do seu cliente em potencial.
Para isso, você pode usar as seguintes perguntas para ajudá-lo a construir uma imagem do seu comprador: