Para se ter um negócio virtual mais acessível, algumas estratégias podem ser adotadas:
? Se possível, legende os seus vídeos que possuem áudio, incluindo o nome da música e cantor, caso possua. Assim, a pessoa com deficiência auditiva terá acesso a todo o seu conteúdo.
? Ao gravar um vídeo, fale voltado para a câmera, pois, algumas pessoas com deficiência auditiva utilizam a técnica de leitura labial. Ao gravar, tente se posicionar de frente para a câmera articulando bem o movimento de cada palavra. Isso facilitará a compreensão do que está sendo dito.
? Se a sua loja virtual possuir música ou fundos sonoros, você pode perguntar se o usuário deseja ouvir a playlist que você preparou e disponibilizar um botão de “Play”. Assim, quem quiser ouvir, terá a opção de clicar ou não. Pois, algumas pessoas são sensíveis aos ruídos.
? Se você tem um perfil no Google Meu Negócio, ao incluir uma imagem de divulgação salve o seu arquivo com nomes entre traços. Ex: Bolsa-infantil-azul. Essa é a única forma que os leitores de textos utilizados por deficientes visuais identificam a imagem.
⚠️ Atenção!
Ainda que todos esses cuidados sejam tomados, isso não significa que seu perfil estará 100% inclusivo. Para isto, temos uma ótima solução: empatia!
? Se seu cliente informar alguma dificuldade, pergunte-o como você pode ajudar. Assim você otimiza o tempo e auxilia na autonomia dos seus clientes.
? Pessoas com deficiência somam mais de 45 milhões de habitantes no Brasil, totalizando quase 25% da população. Ter acesso livre ao mercado é um direito.
Nesse final de ano, faça a diferença!