1- Medo de não saber por onde começar
Grande parte dos empreendedores têm boas ideias, mas não sabe por onde começar. Simplesmente ficam bloqueados por não saberem ao certo qual o primeiro passo que devem dar. O problema é que essas pessoas querem que tudo esteja perfeito e certo para então se lançar no mercado.
Às vezes, o que precisamos é simplesmente começar. Inicialmente, não estará perfeito, mas com o tempo as coisas se encaixam.
No começo, para se orientar, você pode buscar uma referência no seu mercado. Encontre uma pessoa para se espelhar, conheça a história dela, a trajetória profissional. Isso dá ânimo e coragem.
Ter alguém em que se inspirar gera uma sensação de “é possível sim”.
Dê um passo adiante e faça o que faz sentido. O caminho se desdobrará enquanto você continua caminhando.
2- Medo de dar errado
Você não pode jogar um jogo de boliche sem derrubar os pinos. O que você faz depois que eles caem? Senta e chora? Não, você coloca os pinos de volta e joga novamente.
Colocar os pinos de volta é apenas uma parte do jogo. Quando surgem problemas nos negócios, isso só lhe proporciona a chance de configurar os pinos novamente. Como empresário, você provavelmente terá o que é necessário para completar o jogo. Então não tenha medo quando os pinos caem. Você pode colocá-los novamente no lugar e jogo de novo.
3- Medo do julgamento
Algumas pessoas vão te julgar por começar um novo negócio. Se voc~e não quer passar por isso de fato, n]ao deve começar.
Mas se não tentar nunca vai ter a certeza do que poderia ter vivido, não é mesmo. Quem paga suas contas? Você ou quem está te julgando? Não ligue para os julgamentos e bola pra frente. Eles farão parte do seu crescimento na jornada do crescimento.
4- Medo do investimento
Ter um serviço ou produto e ser dono de uma empresa seria maravilhoso e simples se para cada ideia ou problema, caísse dinheiro do céu ou fosse fácil retirar um empréstimo no banco ou conseguir um investidor anjo.
Já que não é um mundo de sonhos, os empreendedores sem investidores devem iniciar seus negócios de qualquer maneira. Mesmo que você não tenha o capital necessário no início, logo você descobrirá que um processo lento e constante de construção do negócio pode ser o melhor depois de tudo.
No início, não há lucro. Tudo que você ganhar deveria ser reinvestido no seu negócio. É assim que funciona. Com organização e planejamento, a empresa começa a crescer e a gerar lucros. Mas você não pode esperar ter muito dinheiro para investir no seu serviço ou produto. Comece pequeno.
O medo não pode te parar. Ele deve te impulsionar
Se for para ter medo que seja de continuar vivendo uma vida que não faz feliz, que seja de continuar na zona de conforto, que seja de ser apenas mais um na multidão. O medo tem que te impulsionar e não te travar. Encare-o de frente. Procure os motivos desse medo e busque formas de superá-lo.
Entender o medo é essencial para seguir em frente. Você realmente tem medo? Por que você tem esse medo? De onde vem esse medo? Faça essas perguntas a você mesmo e busque respostas verdadeiras e consistentes.