Mesmo com todos os critérios do algoritmo do Instagram, existem formas de obter grandes resultados seguindo algumas dicas. Vamos lá?
1- Tenha um perfil comercial
Este é o primeiro passo.
A vantagem de ter esse tipo de perfil é que você pode acompanhar as métricas da sua conta e à partir delas otimizar as suas publicações.
2- Utilize hashtags específicas e relevantes
A hashtag é uma excelente forma de aumentar a sua visibilidade e o engajamento com seu público. O Instagram agrupa as fotos com a mesma hashtag em feeds de posts por temas.
Uma foto que só seus seguidores poderiam ver, pode ser visualizada por um grande número de pessoas e isso aumenta suas chances com potenciais clientes.
Mas, procure utilizar hashtags mais específicas como, por exemplo, o seu tipo de serviço ou produto, a localização e o assunto que você está abordando.
Busque criar também a sua própria hashtag e incentivar o seu seguidor a usá-la. Isso faz com que quem já gosta de você não perca nada da sua marca.
3- Use a geolocalização
Se você possui um negócio local, essa função pode ser extremamente útil para divulgar sua empresa na região e identificar o seu público-alvo.
Ela pode aumentar o seu envolvimento com seus seguidores e, consequentemente, a sua clientela e engajamento. A geotag facilita a busca dos usuários que estão procurando algo na região ou na cidade.
4- Faça as postagens em horários de alto engajamento
O ideal é saber os melhores horários para postagem do seu conteúdo.
Para isso, é preciso observar quando seus seguidores estão online, isso fará com que eles tenham mais chances de ver os posts da sua marca.
5- Tenha uma biografia
A biografia é a cara do seu perfil. É nela que os dados e o objetivo da sua marca devem ser encontrados.
Ter uma bio completa é muito importante para que o usuário saiba se vai encontrar o que procura. São dicas para uma boa biografia:
- – Descrição completa do perfil;
- – Foto com a logo da marca;
- – Contatos como endereço, telefone e e-mail;
- – Localização;
- – Link que encaminha o usuário para a página da sua marca (CTA)
6 – Faça boas postagens com o Instagram Stories
Invista em postagens rápidas e interessantes.
Responder um storie, visualizar ou encaminhar para outro usuário uma postagem contabiliza como uma interação no seu perfil, aumentando seu engajamento e alcance.