O que é o QR Code e como usar essa estratégia no marketing?

Antes de saber como usar o QR Code, vamos ver o que ele é? O QR Code nada mais é do que um gráfico 2D, que mais parece uma caixa preta com várias outras caixinhas dentro, divididas entre linhas brancas que são implementadas em diversas frentes. Nela contém todos os dados que são pré-estabelecidos, sejam eles números de telefone, SMS, textos ou até mesmo site. Ele pode ser facilmente escaneado por aparelhos que tenham câmeras, principalmente celulares, as barras bidimensionais. Hoje já é possível encontrar os QR Codes em estacionamentos de shoppings, cardápios, etiquetas, entre outros. Já em jogos e páginas ele tende a mostrar dicas que são valiosas para quem está navegando. Além disso, os QR Codes também vêm sendo utilizados como estratégias de marketing, principalmente as que trabalham em comércio online.

como usar um QR Code em marketing

Esse gráfico pode ser utilizado em estratégias de marketing offline e também no digital, onde tem mais força e pode colocar um possível cliente “na cara do gol”.

• Conhecer o público

É o primeiro passo, essencial para definir se a ação terá aderência e resultados positivos. Essa etapa começa com uma documentação de quem é o público da empresa e, mais especificamente, o público de interesse para a ação, seja de

• Focar no conteúdo principal

O conteúdo, nesse caso, é a peça em que o código estará presente. Pode ser impressa, como é o caso de banners, catálogos, publicidade em revista, etc, ou digital, distribuída via e-mail, dentro de aplicativos, nas redes sociais e por aí vai. Esse conteúdo é importante porque um QR Code solto em qualquer lugar com certeza não terá nenhuma função.

• Usar a criatividade e investir em design

Pontos importantes para atrair a atenção do leitor e encaminhá-lo para o link do QR Code. Além de um texto informativo e que provoque uma pontinha de curiosidade, os elementos visuais também entram para o time. É importante considerar a diagramação, cores usadas, a identidade visual da empresa e da campanha, CTAs (os textos que chamam o leitor para uma ação) e botões.

• Gerar QR Code e testar

O código é gerado a partir de ferramentas disponíveis para desktop ou aplicativos de celular. É necessário incluir o link – uma landing page de material rico ou uma oferta exclusiva, por exemplo – na ferramenta que gera o gráfico, que pode ser baixado em formatos como PNG ou PDF.

Com o QR Code pronto, teste a sua leitura algumas vezes, considerando a câmera de diferentes aparelhos de celular, a mídia em que está e também o tamanho do código.

• Acompanhar os acessos e analisar resultados

Esse é o passo seguinte após a divulgação do código. Com ferramentas de monitoramento e Analytics, é possível obter os resultados do uso do QR Code no marketing, sabendo quantas pessoas acessaram o link, quais páginas visitaram, quantas converteram na página, etc.

https://www.qrcodefacil.com/
Simone

Simone

Deixe um comentário

Sobre

Nosso olhar é voltado para as questões que eventualmente possam estar impedindo o seu crescimento, e de forma criativa trabalhamos fornecendo as ferramentas que a sua empresa precisa para fidelizar seus clientes, e alcançar metas e excelência empresarial.

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter