Seu negócio em tempo de crise

O que mais tenho ouvido nesses últimos dias é a seguinte dúvida: Como vou fazer para sustentar meu negócio no momento onde todos mundo está evitando comprar?

Por esse motivo eu fui em busca dessas respostas para nos ajudar a não perder o controle nesse momento e fazer alguns ajustes necessários.

A crise está aí, e pelo visto tudo leva a crer que esse cenário não vai mudar logo, e mesmo que mude, os hábitos, necessidades e urgências das pessoas serão outros pelo menos por um período até que tudo volte enfim ao normal.

Algumas dicas que serão importantes para você e seu negócio nesse momento:

  1. Sem Pânico para resolver. A palavra chave será SE REINVENTE. Faça modificações a partir da ANÁLISE SWOT. A análise SWOT é uma ferramenta que consiste na análise do ambiente interno de uma determinada empresa por meio da investigação de suas forças e fraquezas, e do ambiente externo a partir das ameaças e oportunidades. Hoje a ameaça que temos é a pandemia. E a oportunidade que você pode tirar disso são as oportunidades. Precisa analisar no seu mercado qual a oportunidade que você pode aproveitar nesse período. Ex: se você vende roupa, provável que devido as pessoas não estejam saindo, elas parem de comprar, mas queira comprar mais pijama pois vão perceber que estão curtindo mais o momento de dormir. Precisa perceber o que as pessoas v]ao deixar de comprar devido a crise mas vão passar a perceber outras necessidades e desejos. É ai que você entra. Em casa as pessoas estão comendo mais, e provável que sintam o desejo de comer uma sobremesa, um bombom…

Tudo precisa ser pensando, estruturado e planejado.

2. Delivery. Mesmo aquela empesa que não fazia entrega, vai precisar se adequar para suprir uma demanda. As pessoas não estão saindo, então você fazer entregas é uma das formas de você vender. Mas não basta dizer que faz entregas se os seus processos não estão ajustados. Qual o valor da entrega? O que tem em estoque? Qual a cor? Quanto tempo demora para entregar? O primeiro contato que o cliente terá nesse caso é com o meio de telefone, whatsapp e se logo de primeira ele não perceber uma organização, provável que ele não se sinta a vontade para continuar sendo seu cliente.

Hoje tudo pode ser entregue, desde comida, remédio, óculos, joia, maquiagem, serviços como manicure e cabelo.

Um ponto muito importante é você definir se vai buscar algum app como ifood por exemplo. E verificar se essa parceria vai funcionar nos processos para que o seu nome, a sua empresa não seja prejudicada na visão do seu cliente.

3. Parcerias. Essa é a hora! estreite os laços, faça permutas, as pessoas estão muito abertas para parcerias esse momento. Quem sabe você consegue com isso fazer com que uma grande fonte de clientes venham até você através desa parceria?

4. Se atente nas informações da Midia do que diz respeito as regras e leis da sua área. Estar se informando sobre todas as noticias não é uma boa opção para que a sua mente não se contamine, mas esse tipo de informação é importante para que você tome algumas decisões importantes no que diz respeito a sua empresa e clientes.

5. Estoque e fornecedores. Será que esse é o melhor momento de você estocar, comprar? Faça uma análise no seu estoque e converse com seus fornecedores sobre melhores prazos, devoluções, novos acordos para esse momento. Busque novos fornecedores que estejam alinhados com esse novo perfil.

6. Preço. Cuidado para não colocar os pés pelas mãos e querer subir muito o seu preço e depois que tudo isso passar, o seu cliente não te veja mais com bons olhos. Ex: ovos no sacolão.

7. Canais de venda no online:

  • Mídias sociais: Essa é a hora. Se você sempre teve uma mente mais fechada para isso, acredito que terá que se render a essa ferramenta, pois ela será essencial para suas possíveis vendas. Frase importante: Eu preciso estar onde meu cliente está”. Todas as pessoas ou 96% delas vão estar nas ferramentas online, e é uma grande oportunidade de você se expor mais para seu produto ou serviço chegar aos olhos do seu possível cliente. Se já tem, faça mais posts, mais stories, mas videos, entregue mais conteúdos relevantes. Antigamente a única forma de divulgação era através da mídia off como revista, outdoor, busdoor e era muito caro como hoje é para fazer. As midias sociais vieram para ajudar as pequenas empresas a se destacar diante de seus clientes por um preço muito barato ou de graça.
  • Tele vendas. Se o telefone é uma ferramenta importante para você, esteja preparado com os processos para atender o seu cliente por telefone.
  • Whatsapp Business.

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para download e desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas. Crie um catálogo para exibir seus produtos e serviços. Conecte-se com seus clientes facilmente ao usar recursos que automatizam, classificam e agilizam suas respostas à mensagens.

O WhatsApp também pode auxiliar empresas de grande e médio porte a oferecerem suporte ao cliente e no envio de notificações importantes aos clientes.

ferramentas: Links de contato, catálogo, perfil comercial, ferramentas de mensagens automáticas e rápidas, etiquetas, e etc

  • Site. Quem trabalha com serviços e principalmente com produtos, ter um site onde você vai espoe a sua vitrine será de muita importância nesse período.
  • E-commerce. Se você tem a oportunidade hoje de vender do início ao final de forma online, inclusive a entrega, isso vai diferenciar muito a sua empresa talvez da concorrência, pois as pessoas estão evitando de ter qualquer tipo de contato social, e isso pode fazer diferença na hora da escolha dele.
  • Faça vídeos. As pessoas se identifiquem e geralmente gostam de ver mais videos do que posts. IGTV, Stories

8. Humanização mesmo no online. A humanização antes e depois da venda será de grande importância para que tenha uma interação e um atendimento mais personalizado com o seu cliente. Não é s´vender, é verificar se gostou, se quer alguma ajuda. Faça lives ou reuniões para ajudar no pós venda, Ajudar as duvidas de pessoas que já compraram também. Lembre-se que essa pessoa pode indicar para que outras pessoas virem seus clientes.

9. Site Sebrae

Mais informações, entre em contato conosco clicando aqui!

Simone

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