O número de jovens empreendedores cresceu nos últimos anos. É o que revela a pesquisa GEM 2017, realizada pelo Sebrae. São mais de 15 milhões de pessoas de 18 a 34 anos empreendendo no país, atingindo a marca de 57% do total. Enquanto no geral, se considerarmos todas as faixas etárias, o percentual é de 36,4%.
A necessidade é um dos incentivos para as pessoas empreenderem. A mesma pesquisa revela que 11 milhões de novas empresas surgiram por causa da falta de oportunidades no mercado de trabalho. O que esses dois cenários têm em comum? Tanto jovens quanto desempregados precisam, mas não sabem como começar um negócio sem dinheiro. O que fazer? Vamos por partes!
Outro fator que aproxima esses dois perfis de empreendedor é a necessidade de ser mais criativo do que as outras empresas. Quem não tem dinheiro precisa criar formas de reduzir os custos, fazer substituições e optar por caminhos fora do tradicional.
Começar um negócio sem dinheiro não é impossível. É mais difícil, mas o desafio vai preparar o empreendedor para aprender a lidar com qualquer adversidade do mercado. Além disso, quem começa com pouco recurso valoriza sua jornada e tende a ser mais econômico em seus processos, buscando fazer sempre mais com menos.
8 dicas de como começar um negócio sem dinheiro
1. Saiba vender a sua ideia
A captação de recursos é uma estratégia utilizada por muitos empreendedores. Existem fundos de investimentos destinados a aplicar dinheiro em novos negócios com alto potencial de crescimento. Porém, não é tão fácil quanto parece.
É preciso fazer com que os investidores acreditem no negócio. Para isso, além da ideia ser realmente relevante para o mercado, é fundamental que o empreendedor saiba vendê-la.
2. Procure alternativas econômicas
Há pessoas que têm o desejo de empreender apenas para ter o próprio negócio e não desenvolveram nenhum projeto específico. Nesse caso, é possível procurar alternativas de negócios que não exigem investimento inicial.
3. Mantenha seu projeto em paralelo
Sair do emprego ou investir todo dinheiro da rescisão em um negócio são decisões arriscadas. Até começar a obter os primeiros resultados, o ideal é manter uma atividade principal e seguir com o projeto em paralelo.
Dessa forma, o prejuízo será menor, caso a ideia não dê certo e o profissional poderá se manter no mercado.
4. Prepare-se para empreender
Dependendo do modelo de negócio de interesse, o empreendedor pode precisar de um investimento mínimo. Ou ainda, terá que se ausentar de seu emprego para se dedicar ao projeto. Durante esse período, como vai lidar com as despesas pessoais e da empresa?
Antes de se dedicar totalmente ao novo projeto, faça uma reserva de dinheiro para se amparar no período em que o negócio ainda não for rentável.
5. Faça parcerias estratégicas
A sociedade é uma alternativa comum e bastante utilizada. Geralmente, uma pessoa entra com o recurso e outra com a ideia ou a execução do projeto.
Saiba escolher bem seus sócios ou os parceiros do seu negócio. Os envolvidos no projeto devem ter expectativas e objetivos bem alinhados. Definir responsabilidades também é fundamental para evitar problemas no futuro.
6. Tenha um plano de ação
Seja adaptável e flexível. Quanto mais escassos os recursos de uma empresa, melhor eles devem ser administrados. Elabore um bom plano de negócios e faça as adaptações sempre que for necessário.
7. Exercite o networking
Forme uma boa rede de contatos e saiba usá-la. Suas conexões podem ajudá-lo a encontrar potenciais parceiros, oportunidades de negócio e promover seu produto usando o bom e velho boca a boca – fundamental para quem quer construir uma boa reputação em qualquer negócio, especialmente sem dinheiro.
8. Venda o seu projeto
Suas ideias podem valer dinheiro e existem empresas dispostas a pagar por elas. Muitos negócios inovadores surgiram a partir de uma ideia que deu certo e foi vendida para uma mega corporação. Em alguns casos, o criador se mantém em seu corpo diretivo, vivendo dos lucros do negócio e participando das decisões.
Começar um negócio sem dinheiro não é impossível, mas vai exigir que você pense fora da caixa, seja criativo e resiliente. Já teve a experiência de começar uma empresa sem nenhum investimento? Conte nos comentários como foi viver isso e compartilhe suas dicas com nossos leitores.