Com as estratégias na web em alta, buscar dicas de marketing digital para qualificar campanhas é um compromisso de quem tem um negócio a gerir.
E isso vale para qualquer que seja o seu objetivo.
Seja para se posicionar, gerar leads, converter vendas ou aproximar a marca do público, não há como não priorizar as ações no meio digital.
Fazer marketing hoje passa, necessariamente, por esses canais.
É na internet que você encontra a su trabalha para ser notado e despertar nela o interesse pelas soluções que oferece.
Não que os canais offline não tenham valor, mas é inegável que o marketing digital para empreendedores, atualmente, é um conhecimento obrigatório.
E isso se dá tanto em razão da abrangência quanto do custo. Você atinge muito mais pessoas gastando menos.
Se ainda não se sente totalmente preparado para construir uma estratégia de sucesso, não se preocupe.
Neste artigo, reunimos as 15 melhores dicas de marketing digital para o seu negócio.
Ao colocá-las em prática, você terá uma espécie de guia para preparar, executar e avaliar suas ações.
É hora de potencializar os resultados de suas campanhas em sites, blogs e redes sociais.
Vamos nessa?
1. Tenha sua persona bem definida
Antes de tudo, você precisa se perguntar: será que minhas ações estão direcionadas para as pessoas certas?
Tanto para as estratégias de marketing tradicional quanto para o marketing digital, você precisa saber com quem está dialogando.
As melhores estratégias de marketing digital são baseadas em personalidades detalhadas do seu consumidor. Dessa forma, seu primeiro passo é criá-las.
As buyers personas representam o seu cliente ideal e podem ser criadas pesquisando ou agendando e entrevistando o público-alvo do seu negócio.
Seu grupo de pesquisa deve incluir uma mistura de clientes, clientes em potencial e pessoas fora do seu banco de dados, mas que se alinham com o público-alvo.
É importante notar que essa informação deve ser baseada em dados reais.
Fazer suposições pode levar sua estratégia de marketing à direção errada.
Informações como localização, cargo, renda, hobbies, objetivos e desafios devem ser levadas em consideração na construção de suas personas.
2. Construa sua presença online
Sua empresa precisa ter presença virtual forte para se manter ativa no mercado.
Como as pessoas tendem a pesquisar na internet produtos ou serviços antes mesmo de sair de casa, você necessita ser encontrado por elas.
Além de ter um site corporativo ou uma loja virtual, é interessante identificar as redes sociais que seus clientes mais utilizam e ter um página ativa nelas.
3. Tenha seu site sempre atualizado
Quando você ouve falar de um novo produto ou uma nova marca, uma das primeiras coisas que faz é pesquisar por ela na internet?
Esse já virou um hábito frequente para muitas pessoas.
Neste contexto, o site da sua empresa é a representação virtual do seu negócio ou loja física e, muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com ele.
Por isso, ter um site com o conteúdo sempre atualizado é essencial para conseguir captar a atenção desse possível cliente.
Ao mesmo tempo, pode fazer com que ele navegue por mais páginas do site, a fim de conhecer mais sobre a empresa e criar uma identificação com ela.
4. Seja mobile first
Com os smartphones, podemos dizer que tivemos o início da era mobile.
Os consumidores estão cada vez mais tomando decisões e fazendo compras pelos próprios celulares.
Mas o que muitas empresas ainda não aprenderam é que a chave do sucesso para atingir esses consumidores é, justamente, proporcionar uma experiência de uso positiva para os dispositivos móveis.
Dessa forma, o primeiro passo é deixar o seu site com o design mais responsivo possível.
Esse cuidado permite a visualização adaptada a qualquer tamanho de tela.
Afinal, as pessoas tendem a abandonar uma página quando o carregamento dela leva tempo demais.
5. Faça um bom plano de marketing
Além de saber aonde se quer chegar, é preciso ter um planejamento detalhando as estratégias necessárias para isso.
Para que qualquer campanha seja bem-sucedida, um bom plano de marketing precisa estar por trás dela.
É ele que irá orientar a empresa para seguir pelo melhor caminho identificado através de pesquisas de mercado e outras ferramentas.
Lembrando que esse é um documento flexível, ou seja, é possível alterá-lo sempre que necessário ao notar que algo não está funcionando como desejado.
6. Tenha um blog
Ter um blog é fundamental para a melhor classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de buscas, gerando mais tráfego.
Também é uma boa maneira de responder as dúvidas do seu público de forma natural, mostrando que sua empresa tem autoridade no assunto.
7. Produza conteúdo de qualidade
Produzir conteúdo de qualidade é a sua melhor aposta se deseja um crescimento sustentável.
Você pode fazer de tudo para levar as pessoas ao seu site, mas é um completo desperdício de tempo se não consegue mantê-las atraídas pelo que leem.
O Googlesegue aperfeiçoando seus algoritmos para melhorar a experiência dos visitantes.
E isso se reflete nos resultados que ele apresenta como sugestão às pesquisas feitas pelos usuários.
Ou seja, acaba forçando as empresas a criar conteúdo que envolva as pessoas para, assim, conseguirem uma boa classificação e serem encontradas na web.
8. Invista em redes sociais
Hoje é difícil encontrar alguém que não faça parte de pelo menos alguma rede social.
Por isso, ter o perfil nos canais mais utilizados por sua audiência é essencial para criar um vínculo com ela.
Isso possibilita a divulgação e viralização do conteúdo produzido e uma comunicação muito mais direta e humanizada entre a empresa e o cliente.
Só não vale deixar o cliente esperando muito tempo por uma resposta.
Além disso, com as ferramentas certas, você consegue monitorar o que dizem sobre sua empresa nas redes sociais e, assim, tentar reverter situações negativas.
9. E-mail marketing
Juntamente com as redes sociais, o e-mail marketing é um excelente canal de comunicação com os clientes.
Graças às ferramentas disponíveis no mercado, é possível personalizar a mensagem de tal forma a criar um sentimento de exclusividade para o cliente e estreitar a relação entre vocês.
Sem contar que o método é ótimo para divulgar novidades do blog através de newsletter, enviar ofertas exclusivas e nutrir os leads até o momento de conversão através da automação de marketing.
10. Venda benefícios, não produtos
Ao navegar na internet, o usuário não quer ser bombardeado por anúncios.
Não é a toa que existem ferramentas como o AdBlock para bloquear publicidades.
Por isso, sua abordagem deve ter um apelo bem menos comercial comercial.
Ou seja, o ideal é que deixe bem claro para o visitante os benefícios proporcionados pelo seu produto ou serviço.
Além disso, uma abordagem mais “amigável” ajuda na criação de um relacionamento mais duradouro com os clientes.
Para mais informações, entre em contato conosco!