Entenda o perfil comportamental do seu cliente ”DISC”

O negócio seja ele qual área for, precisa ser sustentado, não é mesmo? Esse sustento vem de pessoas que se chama cliente. Pessoas que vão adquirir o seu produto ou serviço. E esse cliente precisa ser tratado e ouvido de forma que ele consiga entender as qualidades e características do seu produto.

As pessoas de uma forma geral gostam de ser tratadas da forma que elas se sentem bem, respeitando o perfil comportamental de cada um. E esse é o assunto que vamos abordar nessa matéria. Existem um perfil comportamental que define como uma pessoa é em suas características e o que e como ela gosta de ser recebida em sua loja ou seu negócio. Vamos lá?

  • DIRETIVO (D): Inacessível, sabe o que quer, não tem paciência, objetivo, um pouco agressivo, não quer perder tempo, pouco detalhista, seguro, decide na hora, prático, vai direto ao assunto.

Como lidar:                                          

       * Seja claro e vá direto ao ponto;      

  • Lide com os fatos;                            
  • Mova-se rapidamente;     
  • Seja confiante;       
  • Desafie                          

 

Evite:

– Tocá-lo

– Detalhes

– Falar errado

– Decidir por ele

                   

 “ Como eu sei que o senhor está com pressa…

“ Isso não vai demorar mais de 10 min…

 

  • INTERATIVO (I): Alegre, sorridente, gostam de chamar atenção, comunicativos, não gostam de rotinas, variações, impacientes, ansioso, falante, desorganizados, gosta de amigos, busca prazer, inovação, usa gírias.

Como lidar:                                        

  • Seja entusiasmado;                           
  • Seja vibrante e use gírias;              
  • Deixe-o falar;                                    
  • Pergunte a opinião dele                   
  • Fale sobre ele                                  

Evite:

– Detalhes

– Falar muito

– Muito direto

– Interrompê-lo

– Pouco intenso

 

“ Você vai conhecer como nossa estrutura é linda…

“ Vamos na sala 1 que está rolando uma aula agora…

 

  • SOCIAL (S): Quieto, calmo, tímido, cabisbaixo, fala baixo, não olha nos olhos, lento, individualista, observador, organizado, indeciso, tem dúvidas, inseguro.

Como lidar:                                     

  • Gaste mais tempo com ele;          
  • Mostre sincero interesse;             
  • Seja gentil;                                 
  • Siga no ritmo dele;                       
  • Diminua os riscos

Evite:

– Agressividade

– Exigir decisões

– Rigoroso

– Ser muito rápido

 

“ Eu vou lhe mostrar algumas coisas que vai gostar…

“ Isso é perfeito para você…

“ 90% dos nossos alunos chegam na mesma situação que você…

 

  • CALCULISTA (C): pensa muito, detalhista, analítico, lento, faz muitas perguntas, postura alinhada, organizado, formal.

Como lidar:                                                

  • Seja imediato, mas não o apresse;           
  • Seja preciso;                                               
  • Forneça detalhes;                                       
  • Tenha paciência                                          

Evite:

– Ser entusiasmado

– Ser desorganizado

– Não dar detalhes

– Não saber responder

 

“ Eu vou explicar detalhadamente como funciona…

“ Nessa aula você vai gastar 223 calorias…

“ Nossa piscina é aquecida, ionizada, tem 200 metros, com 3 raias…

 

Um exercício bem legal é pensar em você e ver em qual perfil você se encaixa para conseguir definir de forma mais rápida quando se deparar com o seu cliente.

Pensando no perfil do seu cliente, você consegue tratá-lo de forma como ele gostaria de ser tratado.

Espero que essa matéria tenha contribuído para o sucesso do seu negócio, porque afinal…esse é o nosso propósito.

Até a próxima matéria! Que Deus te abençoe.

 

Simone

Simone

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