O negócio seja ele qual área for, precisa ser sustentado, não é mesmo? Esse sustento vem de pessoas que se chama cliente. Pessoas que vão adquirir o seu produto ou serviço. E esse cliente precisa ser tratado e ouvido de forma que ele consiga entender as qualidades e características do seu produto.
As pessoas de uma forma geral gostam de ser tratadas da forma que elas se sentem bem, respeitando o perfil comportamental de cada um. E esse é o assunto que vamos abordar nessa matéria. Existem um perfil comportamental que define como uma pessoa é em suas características e o que e como ela gosta de ser recebida em sua loja ou seu negócio. Vamos lá?
- DIRETIVO (D): Inacessível, sabe o que quer, não tem paciência, objetivo, um pouco agressivo, não quer perder tempo, pouco detalhista, seguro, decide na hora, prático, vai direto ao assunto.
Como lidar:
* Seja claro e vá direto ao ponto;
- Lide com os fatos;
- Mova-se rapidamente;
- Seja confiante;
- Desafie
Evite:
– Tocá-lo
– Detalhes
– Falar errado
– Decidir por ele
“ Como eu sei que o senhor está com pressa…
“ Isso não vai demorar mais de 10 min…
- INTERATIVO (I): Alegre, sorridente, gostam de chamar atenção, comunicativos, não gostam de rotinas, variações, impacientes, ansioso, falante, desorganizados, gosta de amigos, busca prazer, inovação, usa gírias.
Como lidar:
- Seja entusiasmado;
- Seja vibrante e use gírias;
- Deixe-o falar;
- Pergunte a opinião dele
- Fale sobre ele
Evite:
– Detalhes
– Falar muito
– Muito direto
– Interrompê-lo
– Pouco intenso
“ Você vai conhecer como nossa estrutura é linda…
“ Vamos na sala 1 que está rolando uma aula agora…
- SOCIAL (S): Quieto, calmo, tímido, cabisbaixo, fala baixo, não olha nos olhos, lento, individualista, observador, organizado, indeciso, tem dúvidas, inseguro.
Como lidar:
- Gaste mais tempo com ele;
- Mostre sincero interesse;
- Seja gentil;
- Siga no ritmo dele;
- Diminua os riscos
Evite:
– Agressividade
– Exigir decisões
– Rigoroso
– Ser muito rápido
“ Eu vou lhe mostrar algumas coisas que vai gostar…
“ Isso é perfeito para você…
“ 90% dos nossos alunos chegam na mesma situação que você…
- CALCULISTA (C): pensa muito, detalhista, analítico, lento, faz muitas perguntas, postura alinhada, organizado, formal.
Como lidar:
- Seja imediato, mas não o apresse;
- Seja preciso;
- Forneça detalhes;
- Tenha paciência
Evite:
– Ser entusiasmado
– Ser desorganizado
– Não dar detalhes
– Não saber responder
“ Eu vou explicar detalhadamente como funciona…
“ Nessa aula você vai gastar 223 calorias…
“ Nossa piscina é aquecida, ionizada, tem 200 metros, com 3 raias…
Um exercício bem legal é pensar em você e ver em qual perfil você se encaixa para conseguir definir de forma mais rápida quando se deparar com o seu cliente.
Pensando no perfil do seu cliente, você consegue tratá-lo de forma como ele gostaria de ser tratado.
Espero que essa matéria tenha contribuído para o sucesso do seu negócio, porque afinal…esse é o nosso propósito.
Até a próxima matéria! Que Deus te abençoe.