não é uma tarefa tão simples, não é mesmo? Na maior parte das vezes exige conhecimento, alguns recursos e muito tempo.
Esse conteúdo está aqui para te mostrar dicas práticas, de fácil execução e que podem trazer resultados rápidos e promissores para sua estratégia!
Que tal colocá-las em prática agora mesmo?
1. Escolha a palavra-chave certa
Pode parecer básico (e até é), mas esse é um detalhe muito importante que muitos deixam passar.
Busque a palavra-chave certa! E não, a certa não é a com maior volume de buscas, nem a com menor dificuldade de rankeamento. Ela é aquela que está relacionada à sua persona, solucionará o problema dela e tem chances reais de rankeamento
Realize o objetivo da busca
Ok, você escolheu sua palavra-chave. Mas… e agora?
A verdade é que não adianta escrever um conteúdo “aleatório sobre o tema”. Você pode escrever o maior e mais completo conteúdo sobre um tema, mas de nada adianta se ele não responder a intenção de busca do usuário.
Quer um exemplo?
Vamos supor que sua persona procurou no Google “qual material devo usar na minha porta?”.
Você pode escrever tudo sobre portas: pode falar das maçanetas, pode citar 20 materiais diferentes e até mesmo abordar dimensões. Mas é essa a resposta que sua persona quer?
Na verdade, faz muito mais sentido ir direto ao ponto, não é mesmo? E ir direto ao ponto não significa que seu conteúdo precise ser curto ou raso. Pelo contrário: a persona deve sair dali sem dúvidas.
A satisfação da persona é fundamental, tanto para ela, quanto para o seu site, mas, principalmente, para o Google.
O buscador tem maneiras de identificar quem está entregando o conteúdo esperado (ou até mesmo superando essas expectativas).
3. Observe os primeiros resultados da busca antes de escrever seu conteúdo
Uma boa ideia para entender o que as pessoas procuram e o que suas dúvidas é observar atentamente os primeiros resultados da busca (tanto em português quanto em inglês, já que é muito interessante entender quais as tendências do mercado também no exterior).
A partir dessa observação, você consegue encontrar pontos em comum e mesmo questões ainda não respondidas para estruturar um conteúdo ainda mais completo.
4. Faça URLs amigáveis
As URLs funcionam como um endereço da página na internet. Garanta que elas sejam amigáveis, ou seja, fáceis de ler e memorizar.
É importante também que as URLs sejam atemporais, o que permite a atualização de conteúdo sem necessidade de mudança de URL.
Lembre-se: uma URL nunca deve ser alterada, pois você perderia toda a autoridade já conquistada naquela página. (Caso precise alterar URLs, você deve fazer o redirecionamento do conteúdo.)
E fique tranquilo! Fazer URLs amigáveis é bem simples. Evite URLs longas, com muitos subdomínios, hashtags (ou outros caracteres) e números. Seja simples e claro em sua URL.
Atualize seu conteúdo
Não adianta apenas publicar um grande volume de conteúdo, se seus posts anteriores tornam-se ultrapassados e obsoletos.
Só porque seu conteúdo é evergreen não significa que ele durará pra sempre. Pelo contrário: para ser evergreen, ele precisa ser atualizado!
Os usuários interpretam atualização de conteúdo de forma positiva — e o Google também (o que impacta diretamente nos rankings)!
O motivo é simples: conteúdos atualizados oferecem informação sempre relevante e serão, portanto, sempre úteis, acompanhando as tendências e mudanças do momento.
Conteúdo na 1ª posição: se você tem uma primeira posição, parabéns! Você está fazendo um ótimo trabalho. Mas isso não significa que você pode relaxar: fique sempre atento aos resultados seguintes e ao Search Console (acompanhe CTR e variação da posição) para não perder a posição;
Conteúdos entre 2ª e 5ª posições: você já está na parte mais privilegiada da SERP! Não desperdice isso. Você provavelmente não vai precisar fazer grandes alterações nestes conteúdos, e sim atualizações pontuais (como acrescentar ou atualizar informações) e mudanças na Title Tag e na Meta Description (que podem garantir maior CTR). Para entender o que alterar em seu conteúdo, uma boa ideia é fazer uma analise dos resultados antes de você;
Conteúdos entre 6ª e 20ª posições: aqui está o ouro da atualização de conteúdo! Esses conteúdos têm alto potencial de conseguir posições mais altas. Pensa bem: eles são conteúdos “ok” e já estão nessas posições. Imagina se você otimizá-los ao máximo? Aqui, vale a pena fazer toda uma reestruturação do conteúdo, tornando-o melhor do que todos os primeiros resultados. Feito isso, atualize também a Title Tag e a Meta Description e divulgue nas redes sociais;
Conteúdos temporais: esses conteúdos, independente da posição, devem ser sempre foco de atualização, pela relação temporal existente. Por exemplo: nosso conteúdo sobre as Redes sociais mais usadas do Brasil precisa ser atualizado todos os anos, já que esse é um dado temporal e que sempre muda de acordo com novos relatórios que surgem todos os anos.
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