5 coisas que precisa saber antes de começar um negócio do zero

Para começar, é preciso apostar em uma tarefa importante, mas que muitos novatos no empreendedorismo ainda negligenciam: o plano de negócios.

1. Faça o plano de negócios

O plano de negócios é o primeiro passo a ser dado se você decide empreender. O processo, que pode parecer complexo à primeira vista, se torna mais fácil quando você pesquisa bastante, faz boas leituras sobre o assunto, conta com softwares ou com a própria franqueadora, se for esse o caso.

Traçar um plano significa definir onde sua empresa almeja chegar e por qual caminho seguirá para realizar os objetivos e as metas. O planejamento financeiro entra também nessa fase, mostrando objetivamente o quanto o empreendedor pode desprender para cada setor.

Pensando que a questão é muito complicada, alguns gestores a deixam de lado. Esse é um erro fatal que você não deve cometer!

Quando as metas são planejadas e as estratégias são definidas com antecedência, o gestor evita perder dinheiro ao começar um negócio do zero.

2. Pesquise seu público

O plano de negócios da empresa está alinhado ao conhecimento do público-alvo ao qual sua marca servirá. Isso ajuda a escolher o melhor ponto da cidade para montar a loja e a montar estratégias de marketing condizentes com seu target (o cliente ideal).

Para conhecer o público-alvo, o gestor não pode fazer corpo mole na hora de pesquisar! Vá a campo com pesquisas e peça para as pessoas daquela localidade responderem a questões que contribuam para desmistificá-lo. A gente explica melhor!

Ao pesquisar o cliente ideal, o empreendedor deve saber sua faixa etária estimada, a localidade em que esse público se concentra, o tíquete-médio gasto pelo target e suas problemáticas. Seu posicionamento de mercado se torna mais sólido e eficiente.

Pode parecer estranho falar em “problemas” do consumidor, mas quando ele adentra uma loja, está atrás do produto ou serviço capaz de solucionar sua falta. É importante saber o que seu público demanda.

3. Invista em marketing

Acha que é cedo para planejar o marketing? Hora de repensar essa ideia! O marketing não serve apenas para divulgar seus produtos depois que a loja já está operando. Ele também é responsável por agregar novos clientes para conhecer seu negócio.

O objetivo do marketing é também o de angariar esses consumidores potenciais, os chamados prospects. Atraindo-os para conhecer seus produtos e serviços, chega o momento de trabalhar para conduzi-los pelo chamado funil de vendas.

O pipeline, ou funil, é o caminho que sua empresa deve planejar seguir com o consumidor, levando-o desde o primeiro interesse pela loja até a fidelização desse cliente.

4. Aposte no diferencial competitivo

O diferencial competitivo de uma marca é aquilo que a diferencia das concorrentes. O fator competitivo da empresa envolve a noção de valor e preço. Você sabe diferenciá-los?

O preço é aquele número objetivo, indicado na etiqueta, que mostra o quanto o cliente precisa desembolsar por um produto ou serviço. Já o valor tem caráter subjetivo, e depende da percepção do próprio cliente.

O que faz o consumidor pagar mais caro em um produto de uma marca conhecida, mesmo diante de uma opção mais barata e de qualidades semelhantes à do primeiro produto? A resposta é o valor.

Agregar valor deve ser o objetivo da sua organização desde a abertura. Quem quer começar um negócio do zero deve estar disposto a investir em seus diferenciais competitivos para sair na frente em um mercado a cada dia mais acirrado.

O atendimento é um diferencial que salta aos olhos do consumidor! Invista na qualificação da sua equipe de colaboradores, incluindo treinamentos constantes. Manter um registro dos clientes também ajuda no processo.

5. Controle os processos

Reunir dados e manter registros de nada adianta se o gestor não utiliza esses dados na sua função. Não deixe de avaliar o desempenho da sua equipe de colaboradores e mensurar o sucesso de cada estratégia aplicada.

Todo processo precisa ser bem gerido e avaliado após seu desempenho. Para otimizar a precisão das análises, o empreendedor que aceita o desafio de começar seu negócio do zero precisa contar com o respaldo da tecnologia.

Simone

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