Os feeds das redes sociais não são mais os mesmos. Atingir um bom alcance orgânico é o sonho de todos os profissionais
A concorrência entre marcas é enorme e as redes sociais estão constantemente lidando com mudanças para se adaptar a esse mar de posts e informações.
No Facebook, por exemplo, a alteração do algoritmo se deu porque com o número crescente de usuários a experiência no site foi alterada para favorecer os interesses particulares de cada um.
Seguindo essa lógica, postagens com informações falsas, feitas apenas para conseguir curtidas (o famoso “curte ou compartilhe”) ou com conteúdo extremamente repetitivo (alguma foto que já foi compartilhada milhares de vezes, por exemplo) não serão mais tão comuns no feed de quem usa a rede.
Dessa maneira, fica a dúvida: quais estratégias utilizar para que seus posts sejam vistos? A resposta é simples: crie conteúdo valioso e interessante para seu público-alvo.
1. Engaje com seu público
Lembre-se dessa dica: sempre faça perguntas e estimule um diálogo aberto e sincero com seu público.
É importante que eles saibam que por trás daquele perfil existe uma pessoa. Isso humaniza sua marca e gera confiança por parte dos seus seguidores.
Ninguém quer a sensação de que estão conversando com um robô automatizado que só está ali para divulgar ofertas e produtos. Interaja e engaja de maneira verdadeira com seu público-alvo: quanto mais interação você conseguir, mais valioso seu conteúdo será. Esse engajamento é de extrema importância para qualquer estratégia em redes sociais.
2. Preste atenção nos horários
Você sabe em qual horário seu público-alvo está online? Em que momento do dias eles estão mais ativos, compartilhando postagens e interagindo entre si?
Ter uma noção exata desse horário é o que pode fazer uma grande diferença no alcance orgânico das suas postagens.
A maioria das redes sociais oferece análises básicas de alcance. No Facebook você pode checar e segmentar os horários que sua publicação teve mais acessos.
3. Não tenha medo de entreter seu público
Tratar seus seguidores nas redes sociais como simplesmente potenciais consumidores é um grande erro.
Afinal, nem sempre o que um seguidor procura em sua página é consumir. Eles podem estar procurando informações, educação sobre algum novo assunto, entretenimento… tratar essa aproximação como apenas uma oportunidade de vendas é subestimar seu público e desumanizar sua marca.
Planeje o conteúdo de suas redes sociais como um verdadeiro mestre na arte do engajamento com sua audiência: poste conteúdos variados e que realmente irão educar e entreter seu público.
4. Poste ofertas boas e relevantes
Considerando a dica acima, você pode estar se perguntando: mas você não acabou de falar para evitar falarmos demais do nosso produto?
Sim! Mas vamos às explicações:
Há uma grande diferença entre fazer publicidade do seu serviço a todo custo e a oferecer soluções reais para seus clientes com ele.
Isso é gerar conteúdo de valor – estamos tentando solucionar um problema qualquer que seu seguidor possa vir a ter. Materiais ricos na forma de downloads gratuitos são ótimas opções para ampliar essa estratégia. Descubra qual problema seu seguidor possa ter atualmente e tente solucioná-lo.
Se o material for de qualidade e agradar seu potencial consumidor sua confiabilidade como marca irá aumentar (assim como a possibilidade de vendas) e seus seguidores sempre retornarão para sua página para saber qual outro material de interesse você andou publicando nos seus perfis nas redes sociais.
Nunca se esqueça dessa regra: eduque seus seguidores e crie conteúdo valioso para eles.